Sobre a minha startup CertificaWP

O que é a CertificaWP?

A CertificaWP é uma plataforma online para gestão e emissão de certificados para cursos e eventos, online ou presencial. Possui gestão de eventos e também faz pesquisa de satisfação pós-evento.

Basicamente é isso.

Como surgiu

Em 2016 eu era responsável pela área de tecnologia de uma empresa do Rio de Janeiro. Nessa empresa, tínhamos alguns cursos online com centenas de alunos cada um.

Numa sexta-feira comum, durante uma reunião de equipe, estávamos alinhando como seria o lançamento do novo curso que estávamos planejando e esperávamos uma média de 300 alunos.

Nas turmas anteriores, muitos alunos pediram por certificados de conclusão dos cursos então, estávamos falando justamente sobre isso quando o designer da equipe disse algo mais ou menos assim:

“Beleza, eu vou criar um layout, vou gerar os certificados dos alunos antigos e preparar o certificado dos alunos novos”

O designer ia gerar manualmente os certificados de cada um dos alunos!

Pra mim isso era inconcebível! Este designer é muito bom de serviço e não deveria ter seu tempo desperdiçado em uma tarefa tão mecânica.

Eu, enquanto responsável pela parte de tecnologia da empresa, pedi pra ele esperar até a segunda-feira pois ia pensar em algo pra ajudá-lo nesta tarefa.

Trabalhei bastante durante o final de semana, registrei um domínio .com.br e segunda-feira estava no ar a primeiríssima versão da CertificaWP.

Registrei o domínio https://certificawp.com.br

Era super básico, sem tela de login, sem layouts bonitos ou fluxos bem elaborados. Emitimos alguns certificados de teste e tudo funcionou lindamente.

O primeiro cliente

Os testes foram um sucesso e a CertificaWP foi aprovada por toda a equipe para emitir os certificados para os alunos.

Foi assim que consegui meu primeiro cliente: a empresa na qual eu trabalhava estava usando minha plataforma à todo vapor! Emitindo dezenas de certificados por semana.

Euforia total em ver meu projeto funcionando!

Depois de algumas semanas fazendo várias melhorias, decidi que era hora de abrir a para o público geral. Dei uma ajeitada no layout, criei uma tela de cadastro e comecei a divulgar.

Em pouco tempo o projeto alcançou 100 clientes, que até então, eu tinha como uma meta muito alta.

As coisas foram crescendo, os clientes foram chegando e eu percebi que precisava começar a ganhar dinheiro com aquilo.

Planejei a forma de monetização, trabalhei por alguns dias e pronto. Já era possível pagar para utilizar. Fiquei com medo de “assustar” os clientes e cobrar por algo que ainda estava tão simples mas aconteceu exatamente o contrário do que eu imaginava: a cada dia vinham mais pessoas para utilizar o meu sistema.

Claro que, quando eu comecei a cobrar pelo uso, as pessoas passaram a ficar mais exigentes e eu tive que profissionalizar o atendimento e suporte ao cliente.

A primeira entrevista

Quando você faz um bom trabalho e se movimenta para fazer as coisas acontecerem, as coisas acontecem. Acredite.

A CertificaWP apareceu na primeira entrevista, para o Jornal Hoje em Dia

Depois disso, aparecemos em vários outros canais impressos e digitais. E os números foram aumentando com a exposição na mídia.

A partir daqui eu comecei a fazer investimentos em marketing, design e equipe. Mas, até então, o único investimento que eu havia feito foram os R$ 30,00 do registro do domínio (na época ainda custava R$ 30,00).

Quando você cresce, você chama a atenção

Estava tudo indo muito bem até que os números da empresa começaram a regredir.

Pesquisei, conversei com meus clientes e descobri o seguinte: uma grande (gigante) empresa aqui do Brasil (com escritório na Europa), incluiu em seu produto principal, um recurso gratuito para emissão de certificados.

Pensei: “fudeu. Já era minha empresa”.

Realmente os números baixaram bastante e tivemos uma pequena crise interna mas, como foi percebida a tempo, conseguimos dar a volta por cima e fazer as coisas andarem nos trilhos novamente.

É claro que isso só foi possível por estarmos atentos aos números do negócio e, se não fosse por isso, poderia ter sido tarde demais para tomar alguma decisão.

A concorrência existe? Claro que sim! Mas nenhum produto é tão bom que não possa ser superado. Eu fui superado em algumas coisas, dei a volta por cima, e superei uma empresa gigante em outros aspectos.

“Nenhum produto é tão bom que não possa ser superado.”

Números atuais

Hoje, em 2019, a CertificaWP possui mais de 6 mil clientes em quatro países: Brasil, Argentina, Colômbia e Chile.

Confesso que quando comecei este projeto, não imaginava que poderia ter um alcance tão grande e que poderia dar tão certo.

Se você não conhece a CertificaWP, acesse o site https://certificawp.com.br e me diga o que você acha.

Se você já utiliza ou utilizou a plataforma, deixe seu feedback nos comentários abaixo pois é isso que me ajuda a melhorar meus serviços constantemente.

Contato

Vamos construir suas ideias.

Se você tem uma ideia que gostaria de tirar do papel ou se a sua empresa precisa de alguma das soluções que eu citei acima, fique à vontade para me contactar! Estou à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar sua empresa a crescer.